Comprei um carro usado – o que devo revisar por precaução?
![](https://static.wixstatic.com/media/33f446_652424f25a31411284b95687760ea5d0~mv2.jpg/v1/fill/w_640,h_360,al_c,q_80,enc_auto/33f446_652424f25a31411284b95687760ea5d0~mv2.jpg)
Tempo de Leitura: 7 Minutos
Todo mundo sabe que adquirir um carro usado não é uma tarefa tão fácil. Há diversos cuidados que devem ser tomados antes de fechar o negócio para evitar futuras dores de cabeça.
Depois de ser bastante cauteloso e adquirir o veículo seminovo, há diversos itens que devem ser revisados por precaução. Caso necessário é recomendado fazer a troca preventiva para evitar problemas.
Abaixo seguem os principais itens que devem ser checados e, dependendo da situação, trocados:
Fluido de freio: um dos itens mais importantes para a segurança do veículo, deve ser trocado a cada dois anos. Como a maioria dos proprietários não se preocupam com ele, o ideal é trocá-lo já que não é possível identificar o prazo de validade.
Óleo, filtro de óleo e filtro de combustível: independente de quando foi trocado, o ideal é que o novo proprietário realiza a troca o mais breve possível e assim evitar impurezas e conservar a durabilidade do motor.
Pastilhas e discos de freio: outros itens de extrema importância que também devem ser verificados. Só devem ser trocados quando necessário.
Alinhamento e balanceamento: mesmo não percebendo nenhuma alteração no comportamento do veículo é necessário que esses serviços sejam realizados. Sem contar que irá prevenir desgaste irregular dos pneus.
Cárter: caso o veículo seja antigo ou tenha mais de 70 mil km rodado é recomendado abrir e fazer uma limpeza para evitar que o novo óleo se deteriore mais rápido.
Correia dentada: caso o veículo tenha mais de 50 mil km, o ideal é que se substitua o item. Assim, evitará problemos futuros (como fundição do motor) caso a correia se rompa.
Velas de ignição: verifique se as velas estão em ordem para que não haja perda de potência, aumento do consumo de combustível ou até falhas no funcionamento.
Realizando todos esses procedimentos você estará tranquilo para curtir o seu “novo” carro. Confira também as condições dos pneus, step, macaco e parafusos de rodas.