03 Dicas para abrir sua Oficina Mecânica
![](https://static.wixstatic.com/media/33f446_091367358d014612a01f5761e8e87918~mv2.jpg/v1/fill/w_770,h_427,al_c,q_80,enc_auto/33f446_091367358d014612a01f5761e8e87918~mv2.jpg)
Tempo de leitura: 10 minutos
.
.
A profissão de mecânico está em grande alta. Meu pai é mecânico à 50 anos e sempre me disse:
“Um bom atendimento e um excelente serviço prestado é a melhor propaganda que existe”.(Nilton Matijevicz)
Preciso concordar com ele, pouca coisa ele precisou mudar no método que ele utiliza durante todo esse tempo de serviços prestados. Ele especializou-se em serviços de caixas de câmbio (transmissão mecânica), um nicho interessante dentro da mecânica, o que permitiu poder prestar um serviço de altíssimo nível.
Claro que à 50 anos atrás a concorrência não era como hoje, “e continua não sendo”, afirma ele. A moda das auto-centers que invadiu as grandes e médias cidades, fez a qualidade dos serviços caírem muito.
Uniformes bonitos, EPI’s de última geração, lindas salas de espera, equipamentos e ferramentas que mal sabe-se ligar, tudo isso trazem os pobres proprietários de automóveis a pagarem alto por um serviço que quase sempre foi feito “nas coxas”.
Claro que não podemos generalizar, pois existem sim grandes auto-centers competentes e sérias, que realizam um ótimo serviço, mas infelizmente esses são raros.
Muitas coisas vieram para melhorar, é claro. Meu pai tirava caixa de câmbio deitado com ajuda de um pequeno “macaco”. Hoje temos elevadores, sacadores e pistolas pneumáticas que nos dão condições de fazer um trabalho ainda melhor em menos tempo.
O que quero dizer é que, como tudo em nossos dias, as coisas devem ser pra ontem, não importa se o cara que me presta serviço vai saber o que está fazendo, o importante é que seja rápido.
A questão é, você quer apenas ganhar dinheiro a qualquer custo, ou realmente entregar valor através dos seus serviços, tendo como diferencial a qualidade daquilo que você faz?
Quando meu pai diz que a concorrência ainda hoje não é lá essas coisas, ele frisa que existem muitas fazendo a mesma coisa, mas poucos fazendo bem feito. Logo, a primeira dica que dou é:
1- Tenha como diferencial ser o melhor naquilo que for fazer.
Não tenha como diferencial o preço.
“O desconto é o imposto que você paga pela sua incapacidade de mostrar o valor do seu serviço” (Érico Rocha).
Entenda a diferença entre valor e preço e nunca mais precisará trabalhar quase de graça para conseguir clientes.
Você deve sempre se perguntar, onde vou arrumar capital para iniciar minha oficina? Bom, já te disseram que você não precisa necessariamente do seu dinheiro para começar? Segunda dica é:
2- Para começar um negócio, você não precisa necessariamente do seu dinheiro.
O segredo está em vender a sua idéia. Encontre um sócio em potencial que possa entrar no negócio com você, e venda a idéia para ele. Saber vender é tudo.
3- Comece com um negócio enxuto.
Especialize-se. Encontre dentro da mecânica um nicho que você goste e que você possa ganhar lucro com isso, sem ter que gastar muito. Quanto mais especializada for sua oficina mecânica, menos equipamentos, ferramentas e funcionários você precisará ter. Meu pai optou por serviços de transmissão, um nicho muito interessante e pouco explorado com a qualidade que ele oferece.
Dica bônus:
Não poderia deixar de fora algo de grande importância:
4-Estude!
Estude vendas, estude marketing, estude administração, estude informática. Um empreendedor precisa acompanhar e saber o que acontece em todas as esferas de sua empresa.
Claro, ESTUDE MECÂNICA. Jamais pare no tempo. Atualiza-se sempre. Fique por dentro das novidades que podem ajudar você a fazer o seu serviço ser ainda melhor. Vá em feiras, palestras. Compre cursos. Assista vídeos. Leia. SEJA O MELHOR EM TUDO QUE FOR FAZER.
As coisas podem estar difíceis e você estar pensando em desistir, mas PERSISTA, LUTE, AVANCE. Se você cair, LEVANTE-SE!
![](https://static.wixstatic.com/media/33f446_d01e557b6d894331b2b6705ac22179c0~mv2.jpg/v1/fill/w_480,h_450,al_c,q_80,enc_auto/33f446_d01e557b6d894331b2b6705ac22179c0~mv2.jpg)
Se você quiser saber um pouco mais sobre como abrir uma oficina mecânica, fiz um ebook falando sobre isso, você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui!
Um grande abraço!
Vamos em frente. Conte comigo, GRANDE MECÂNICO!