top of page

Falando em Estrutura




Tempo de leitura: 7 minutos


Não há como negar: as oficinas mecânicas de hoje em dia são incríveis. Muito diferente do que era há alguns anos atrás.


Falei no meu último post sobre auto-centers extremamente lindas (e limpas), com todo tipo de sinalização de segurança, áreas reservadas a circulação de profissionais e dos clientes. Pisos emborrachados para não manchar o chão com óleo, etc.





Todo oficina começa com uma boa infra-estrutura. Você que está começando, precisa entender sobre a relação com os serviços que serão realizados e a necessidade de espaço suficiente para a acomodação de vários veículos, além dos equipamentos e peças de reposição.


Lembra no meu post passado quando falei em especializar-se? Eis aqui um dos fatores que pode ajudar no barateamento.


Ao especializar-se em algum tipo de serviço, como o de transmissão por exemplo, não precisará de tantos equipamentos ou peças de reposição. Para determinado tipo de serviço, você necessitará de ferramentas específicas, onde, obviamente, precisará de mais espaço para armazenar tudo isso.




Outra forma de especialização é em marcas: abrir uma oficina com mecânica especializada em determinada marca de automóvel, ou grupo de marcas específicas (como os franceses, Peugeot, Renault e Citroen), também facilitam a questão de logística com peças de reposição, máquinas, equipamentos e ferramentas.


Trabalhar com um nicho (persona) é altamente eficaz, desde que se escolha o nicho correto. Há por exemplo grande demanda para importados, como BMW, Audi, Mercedez, serviços para esse tipo de automóvel requer uma estrutura condizente, pois as pessoas que tem estes carros são, em sua maioria, de classe com grande poder aquisitivo. Como consequência, pode-se obter maiores faturamentos.


Basicamente, a estrutura deve atender necessidades básicas para o funcionamento da oficina: ao menos 01 banheiro, espaço destinado para escritório / sala de espera e o espaço de trabalho.






Lembrando que o início dos trabalhos devem ser feitos antes no papel! Falaremos disso mais a fundo nos próximos posts.


O que você precisa entender neste momento é, qual tipo de serviço vai oferecer, e assim, qual estrutura física você irá precisar.


Falaremos na próxima semana sobre o PESSOAL, a importância e a se é realmente necessário tê-lo.

Fico por qui.


Um grande abraço!


Vamos em frente. Conte comigo, GRANDE MECÂNICO!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
bottom of page