Pessoal: ter ou não ter?
Tempo de leitura: 08 minutos
Começo esse post dizendo o seguinte: Depende.
Tenho falado nos posts anteriores de algumas experiências que tive no processo de abertura de nossas oficinas mecânicas. Nesse ponto, sobre pessoal, é uma situação bem importante e ao mesmo tempo um tanto complicada.
Por quê? Simplesmente por que pessoas são pessoas. Meio redundante? Não diria isso. Pois algumas vezes achamos que pessoas são máquinas, que simplesmente conectam-se naquele determinado horário e agem como se fossem robôs.
Lidar com funcionários é algo desafiador. Nem sempre é possível ter o ambiente perfeito. Na verdade, quase nunca isso é possível. Portanto, deve-se analisar as escolhas a serem feitas determinadas na finalidade do trabalho a ser realizado.
No nosso caso, tínhamos muitos funcionários (mecânicos) e volte-meia tínhamos problemas. A demanda de serviços justificava termos pelo menos 10 funcionários, todos mecânicos, e todos na mesma área (transmissão) o que gerava vários contra-tempos. Logo, descobrimos que algumas coisas não compensavam, por exemplo, o alto faturamento que podia-se ter, já que uma especializada em transmissão manual podia oferecer serviços de alta qualidade.
Com vários problemas que tínhamos, como insubmissão, falta de compromisso com horário e principalmente quando começaram as reclamações por mal atendimento e serviços com qualidade abaixo do padrão, decidimos e reduzir drasticamente o quadro de 10 para 2 funcionários, e alguns anos mais tarde, apenas manter a empresa como familiar.
O faturamento reduziu bastante, claro, mas não diretamente proporcional à redução de funcionários, pois ainda que o tempo para realizar um serviço aumentou a qualidade do serviço e do atendimento também cresceu exorbitantemente. as dores de cabeça diminuíram muito o que também ajudou na questão da qualidade geral da oficina.
Contei essa experiência para você ter uma noção do que pretende fazer. Um negócio grande, vai requerer muitos funcionários, e também vai exigir de você maiores custos e boas habilidades para gerir tudo isso. Saber o que vale a pena depende apenas de você. Se está disposto a lidar com tudo isso e também se souber lidar, poderá ter grandes faturamentos, mas é impossível ter um ambiente perfeitamente agradável o tempo todo.
Caso decidir pela especialização, o trabalho será bem mais fácil, poderá trabalhar até mesmo sozinho, dependendo do ramo. Porém, caso decida por um auto-center, por exemplo, saiba escolher bons profissionais. Explico:
Tenha referências dos mecânicos que irá contratar. Verifique empregos anteriores, se possui alguma estabilidade, porque saiu do último emprego, como é o relacionamento interpessoal, se possui antecedentes criminais, se possui cursos especializados (peça que traga certificados), etc.
Essa parte é um tanto trabalhosa, mas é necessária, vou deixar neste link algumas dicas na hora de contratar bons mecânicos.
Uma boa recepção também é importante. O primeiro atendimento, via telefone ou pessoalmente pode ser decisivo para o cliente escolher entre o sua auto-center ou o concorrente, 68% dessa decisão está relacionada com uma boa primeira impressão.
“Você não tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão” (desconhecido)
Então, siga essas dicas que deixo nesse link para contratar um bom funcionário para esse primeiro atendimento.
Por fim, digo que o principal elo existente em sua oficina ou auto-center, para ligar os serviços, atendimento, funcionários, mecânicos e clientes, é justamente você que está lendo esse post.
Sim, o proprietário deve estar antenado às tendências, ouvir funcionários e clientes, averiguar o local de trabalho, a qualidade do serviço. Não fique apenas indo atrás de altos faturamentos, entregue algo de valor às pessoas à sua volta, seja alguém que faz a diferença. Faça o seu melhor sempre.
“Preocupe-se em entregar valor e transformação às pessoas, o lucro virá como consequência.” (Conrado Adolpho)
Seja você a diferença que espera ver no mundo.
Resumindo: ter ou não ter pessoal vai depender do porte do negócio que você deseja abrir. Pode-se trabalhar até mesmo sozinho utilizando a especialização dos serviços, ou possuir um quadro de funcionários se almejar ter um negócio de maior porte e oferecer uma variedade de serviços. Porém saiba que é mais trabalhoso e correrá maiores riscos, no entanto, se souber gerir bem o seu negócio, e entregar transformação e qualidade, gozará de altos rendimentos!
____________________________________________________________________________
EQUIPAMENTOS: o que de fato você precisa para começar sua oficina mecânica? É justamente isso que veremos na próxima semana! Até lá!
Fico por aqui.
Um grande abraço!
Vamos em frente. Conte comigo, GRANDE MECÂNICO!